Embora ambientado em 1970, durante o sanguinário governo do General Médici, "O Ano Em Que Meus Pais Saíram de Férias", não tem como foco principal os confrontos entre militares e "subversivos". É certo que os pais do pré-adolescente Mauro estão envolvidos em movimentos contestatórios ao regime autoritário e, em razão disso, são obrigados a tirar "férias" compulsórias, sendo esse fato determinante para as situações que o garoto irá vivenciar. Porém, antes de tudo é um filme sobre a solidão (daí a recorrente analogia com a figura do goleiro) e a ansiosa expectativa do reencontro. Sobre a inserção repentina do protagonista num microcosmo social que lhe é estranho, a comunidade judaica do bairro paulista Bom Retiro, sem qualquer referência familiar, já que seus pais "viajaram" e seu avô está morto, e o seu processo de adaptação ao mesmo.
O estranhamento inicial da nova vida vai aos poucos sendo superado pela interação do protagonista com outros personagens repletos de humanidade os quais, pode-se dizer, passam a funcionar como sua família adotiva. A comunidade judaica acaba por revelar-se como um universo acolhedor, verdadeira muralha às atrocidades que acontecem "lá fora". O protagonista, judeu "não praticante", talvez devido a um provável ateísmo de seus pais marxistas, descobre suas origens. Apenas no final do filme as duas realidades irão intercomunicar-se.
Além de personagens cativantes e de uma abordagem reflexa dos Anos de Chumbo, o filme é interessante quando utiliza como pano de fundo a Copa do Mundo do México, introduzindo a coexistência de emoções contraditórias: num plano geral, o medo e a apreensão trazidos pelo aparato repressor militar e a euforia pelas espetaculares vitórias da seleção brasileira, e num aspecto particular, entre estas e a incerteza do garoto quanto ao retorno de seus pais.
O filme também tem um víes de crônica de passagem da infância para a adolescência , ao retratar o mundo juvenil, e mesmo de crônica de costumes, ao abordar as idiossincrasias da comunidade judaica e de seus componentes. Isso contribui para conferir-lhe leveza.
A única restrição que tenho é em relação à inverossimilhança do episódio crucial de início do filme quando o garoto é pura e simplesmente deixado por seus pais na porta da residência de seu avô.
Nenhum comentário:
Postar um comentário