terça-feira, 14 de novembro de 2006

Travessuras da Menina Má

Acabei de ler na semana passada. No geral, é bom entretenimento. É um livro que "pega". Apesar de ser uma obra de Vargas Llosa com pretensões artísticas mais modestas - e talvez por isso - a leitura é agradável e fluida. A preocupação aqui é somente a de contar uma história "redonda" com pleno domínio da técnica literária. Parece que deu certo, já que o livro tem boa vendagem em muitos países, inclusive no Brasil.
Uma das espertezas da obra é a utilização de variadas e atrativas "locações" em momentos históricos relevantes e bem demarcados como pano de fundo. Tal recurso está longe de ser original, mas seduz o leitor, servindo também para suavizar inclusive um certo cansaço gerado pelos reiterados encontros e desencontros amorosos dos personagens centrais. Estes tem a capacidade de irritar o leitor em várias passagens com a repetição de seus comportamentos ao longo de várias fases de suas vidas (seria intenção do autor?).
Conclusão 1: Sem dúvida, devido ao caráter um tanto quanto confuso de nossos heróis, é um romance "circular".
Conclusão 2: Existe o correspondente masculino à popular expressão "mulher de malandro", e atende pelo nome do protagonista , "Ricardo".

Nenhum comentário: